74% das empresas brasileiras encontram dificuldade em atender ao Fisco

Cerca de 74% das mil empresas pesquisas pela IOB Folhamatic gastam mais de R$ 1.000,00 por ano, na compra de produtos e serviços para se adequarem ao Sistema Público de Escrituração Digital – Sped. De acordo com a pesquisa, a principal dificuldade das empresas é para atender às exigências de entrega da declaração da EFD Contribuições, 52%; no caso da FCONT – Controle Fiscal Contábil de Transição, a dificuldade é de 19%, e da EFD ICMS/IPI, de 13%.

Para cumprir essas obrigações acessórias, 37% dos empresários entrevistados associam as dificuldades ao Sistema e Tecnologia; 25% aos Processos; e 19% a Pessoas especializadas para manusearem os sistema do Sped.

Diante da necessidade de implementação das obrigações acessórias digitais, 38% das empresas afirmam ter adquirido produtos exclusivamente para essa finalidade. No entanto, a pesquisa indica um grande volume de investimentos destinados à geração e entrega das obrigações e não à prevenção dos problemas que se refletem no Sped.

“Há grandes movimentos visando à contratação de consultorias, desenvolvimentos sistêmicos, aquisições de aplicativos e outras formas para ajustar dados, gerar informações e validar os programas desenvolvidos pela Receita Federal. Porém, é essencial que sejam direcionados investimentos para a correção de processos de forma definitiva, ou então os problemas pontuais farão parte do cotidiano dos empresários por longos períodos” afirma Fabrício Lara Ribeiro, coordenador da pesquisa realizada pela IOB Folhamatic.

De León Comunicações

Fonte: Sindcont – SP

Compartilhar