Formação

2019 – Doutorando em Direito pelo Centro Universitário Curitiba, Unicuritiba.

2017 a 2019 – Mestre em Direito pelo Centro Universitário Curitiba, Unicuritiba.

Dissertação: Princípio da intervenção mínima: modelo de análise cartesiana aplicada ao direito do trabalho.

Orientador: Luiz Eduardo Gunther

2018 – Programa de extensão universitária em Direito Internacional Público e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra, Portugal.

2014 – Aperfeiçoamento em Magistratura do Trabalho pela Escola da Magistratura do Trabalho da 9ª Região, EMATRA IX.

Trabalho de Conclusão de Curso: Aspectos econômicos nas demissões em massa.

2012 – Especialização em Direito Público pela Faculdade Integrada do Brasil, UNIBRASIL.

Trabalho de conclusão de Curso: Imperialismo, liberalismo, poder e democracia; análise da transição constitucional do império à república e seus reflexos na contemporaneidade.

Orientador: Anderson Furlan

2007 a 2011 – Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Dom Bosco.

Trabalho de Conclusão de Curso: A influência das teorias econômicas dos liberais e dos intervencionistas e sua relevância sobre as cooperativas de crédito no Brasil.

Orientadora: Maria Estela Setti Gomes

Experiência profissional

Gustavo Afonso Martins iniciou sua carreira jurídica como advogado em um escritório de advocacia em Curitiba/PR, atendendo clientes bancários, em especial, em demandas de cobranças e execuções. Posteriormente ingressou em uma banca de advocacia empresarial, onde foi responsável pela área contenciosa cível e trabalhista patronal.

Na sequência, exerceu a advocacia de forma autônoma, atendendo pessoas jurídicas na esfera laboral, cível e administrativo. Com o passar dos anos, conciliou o seu profissional com a vida acadêmica, possuindo diversas publicações autorais, especialização em Direito Público pela Faculdade Integrada do Brasil, UNIBRASIL e Curso de Aperfeiçoamento em Magistratura do Trabalho pela Escola da Magistratura do Trabalho da 9ª Região, EMATRA IX.

Atualmente, Gustavo atua como professor de Direito em duas instituições de ensino superior, lecionando a disciplina de Direito Empresarial, bem como compõem a banca de advogados da W&N, assessorando rotineiramente clientes em suas questões societárias e trabalhistas.

Qualificações e atividades complementares

Inglês

Curso de extensão: Meios adequados de solução de controvérsia – FGV – 2020

Atividades acadêmicas

Livros:

MARTINS, G. A.; GUNTHER, L. E.; VILLATORE, M. A. C. O PRINCÍPIO DA INTERVENÇÃO MÍNIMA E O ACESSO À JUSTIÇA DO TRABALHO. 1. ed. Curitiba: Instituto Memória, 2019. v. 1. 226 p.

MARTINS, G. A.; MONTESCHIO, H. Acesso à justiça: democracia, jurisdição e concretização de direitos. 1. ed. Florianópolis: Qualis Editora, 2020. v. 1. 370p.

MARTINS, G. A. Constituição de 1988 e Reforma Trabalhista. 1. ed. Curitiba: Instituto Memória, 2019. v. 1. p. 722.

MARTINS, G. A.; GUNTHER, L. E. Novas Matrizes do Direito do Trabalho. 1. ed. São Paulo: LTR, 2019. v. 1. p. 330.

MARTINS, G. A. A Diversidade da pesquisa jurídica: Quem disse que o direito não fala com estranhos?. 1. ed. São Paulo: Editora Clássica, 2018. v. 1. p. 162.

MARTINS, G. A., GUNTHER, L. E.; O Ativismo Judicial: o papel da interpretação e o ato de julgar. HUMANISMO E FRATERNIDADE DIREITO AMBIENTAL ENSAIOS EM HOMENAGEM AO JURISTA VLADIMIR PASSOS DE FREITAS Contribuições de juristas euro-americanos. 1ed.: 2020, v.1, p. 808-.

Publicações:

MARTINS, G. A.; GUNTHER, L. E.; José Laurindo de Souza Netto. Acesso à justiça do Trabalho: Critérios para aplicação do princípio da intervenção mínima. REVISTA MAGISTER DE DIREITO DO TRABALHO, v. 96, p. 123, 2020.

Outras produções bibliográficas:

MARTINS, G. A. Processo do Trabalho à luz do novo Processo Civil. Curitiba: Aprovare, 2016 (Direito do Trabalho).

MARTINS, G. A.; Felipe Calvet. CORRELAÇÃO ENTRE O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS. Curitiba: Aprovare, 2015 (Direito do Trabalho).

Últimas publicações

Fale conosco

Portal do cliente

Login:
Senha: