Fazenda fiscaliza varejo de materiais de construção no nordeste do Estado

A Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina realizou na última sexta-feira, 28, a operação “Constrói Bem Itapoá”, para fiscalizar o segmento de varejo de matérias de construção do município do Itapoá, no nordeste do Estado.

Por meio do GESMAC – Grupo Especialista Setorial de Materiais de Construção -, foram fiscalizados também contribuintes atacadistas e industriais vinculados à cadeia produtiva de materiais de construção em geral, como ferragens e ferramentas, madeiras e artefatos, material elétrico e revendas de tintas de uso predial, móveis, esquadrias e artigos de colchoaria.

No total, 45% do total de contribuintes inscritos no cadastro da SEF/SC, vinculados ao GESMAC em Itapoá, receberam a visita dos fiscais.“É preciso que os contribuintes percebam que a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina acompanha de perto suas operações comerciais, assim como as de seus concorrentes, promovendo uma concorrência muito mais justa num setor específico”, avalia o coordenador da operação, Carlos Eduardo Abdom.

Para Abdom a operação mostra a importância do uso do equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF) e do Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF) como as formas mais eficazes de redução da sonegação fiscal. “Os cidadãos devem ter em mente que o hábito de solicitar a nota ou o cupom fiscal, no momento da compra de suas mercadorias, é fundamental para a sua cidade melhorar, haja vista que parte dos recursos arrecadados a título de ICMS sobre vendas de mercadorias e/ou serviços volta para o caixa do seu próprio município”, destaca.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Fonte: SEF-SC

Compartilhar

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter