Fenacon pede prorrogação de recolhimento de impostos do Simples

Por Laura Ignacio | Valor

São Paulo – A Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon) enviou ofício ao Comitê Gestor do Simples Nacional para pedir a prorrogação do recolhimento dos tributos das empresas tributadas pelo Simples.

Segundo a Resolução do comitê nº 96, de 2012, o prazo para o recolhimento do imposto unificado por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) referente às operações realizadas em janeiro foi adiado de 20 de fevereiro para 12 de março.

Isso porque a Receita Federal vai lançar um novo sistema relativo ao Simples no próximo dia 5.

A Fenacon reclama porque, de 5 a 12 março, seria um período muito curto para as empresas contábeis emitirem o DAS para o pagamento das empresas do Simples no país. Atualmente, elas somam cerca de 4 milhões de micros e pequenas empresas.

Além disso, segundo Valdir Pietrobon, presidente da federação, o vencimento para o pagamento do imposto unificado referente às operações realizadas em fevereiro vence no dia 20 de março. “Sempre há problemas com a implantação de sistema eletrônico novo da Receita e a internet ficará congestionada”, diz.

Os contabilistas terão outra obrigação relativa às micros e pequenas empresas a cumprir junto ao Fisco no mês seguinte. No dia 16 de abril, encerra-se o prazo para a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional.

Laura Ignacio|Valor

Fonte: Valor Econômico

Compartilhar

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter