Operação Salto Alto fiscaliza varejo de calçados nesta sexta-feira, 15

A Secretaria de Estado da Fazenda realiza nesta sexta-feira, 15 de agosto, a operação Salto Alto para fiscalizar o varejo de calçados. A meta é visitar 200 lojas em Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville e Chapecó. Participam da operação 75 auditores fiscais.

Os contribuintes foram pré-selecionados pelo Fisco estadual a partir do cruzamento dos dados disponíveis em sua base. A auditoria prévia identificou 45 empresas com irregularidades no uso do Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Estes contribuintes serão notificados durante a operação.

De acordo com o gerente de fiscalização da Fazenda Estadual, Francisco Martins, o setor varejista de calçados passou a ser acompanhado mais de perto desde o início do ano pelo Grupo Especialista Automação Comercial (GESAC). ?A operação Salto Alto possibilitará aos auditores deste grupo conhecer mais de perto estas empresas?, destaca Martins.

Durante a operação, os auditores vão conferir a regularidade do uso do ECF, do PAF-ECF (Programa de Automação Fiscal) e do cartão de crédito, além de outras obrigações acessórias. Após o levantamento de dados, o GESAC fará cruzamentos auxiliares, que poderão indicar a necessidade de uma auditoria na empresa.

Segundo Martins, estas operações e cruzamentos são possíveis graças aos controles implantados pelo fisco estadual no varejo catarinense. ?Este é um dos motivos pelo qual Santa Catarina não implantará a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), mantendo o ECF e o PAF-ECF como padrão de controle”, explica Martins.

Outras operações de fiscalização do varejo serão realizadas pela Fazenda em agosto, em outros ramos de atividades.

Assessoria de Comunicação SEF

Aline Cabral Vaz / Cléia Schmitz / Sarah Goulart

(48) 3665-2575 / 2572 / 2504

Fonte: SEF-SC

Compartilhar