O BNDES informou nesta sexta-feira (4/10) que entrou na Justiça para tentar forçar a Odebrecht a mudar seu plano de recuperação judicial. O banco entende que a proposta da construtora não tem potencial para gerar o pagamento dos créditos. A empresa deve mais de R$ 8 bilhões à instituição pública de fomento.
“O BNDES apresentou ontem (4 de outubro) sua objeção ao plano de recuperação judicial da Odebrecht. O BNDES considerou que a proposta não demonstra capacidade de recuperação da empresa”, disse o banco por meio de nota neste sábado (5/10).
A Caixa Econômica Federal, um dos maiores credores, pediu a falência da construtora, por não acreditar que o plano aprovado irá funcionar.
Aprovação da Justiça
A Justiça de São Paulo aceitou em junho o pedido de recuperação judicial do Grupo Odebrecht. O total de dívidas chega a R$ 98,5 bilhões. Trata-se do maior plano de recuperação judicial da história do Brasil.
O grupo Odebrecht, que chegou a ter mais de 180 mil empregados há cinco anos, hoje conta com menos de 50 mil. A empresa atribui esse resultado à “crise econômica que frustrou muitos dos planos de investimentos feitos pela ODB, ao impacto reputacional pelos erros cometidos e à dificuldade pela qual empresas que colaboram com a Justiça passam para voltar a receber novos créditos e a ter seus serviços contratados”.
Fonte: Boletim de Notícias ConJur