MP parabeniza Blumenau por adesão contra a corrupção

O prefeito Napoleão Bernardes assinou nesta terça-feira, às 10h, o termo de adesão do Município de Blumenau à campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, do Ministério Público de Santa Catarina. O ato aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a presença do promotor Henrique da Rosa Ziesemer, coordenador estadual do programa. Foi a primeira prefeitura do estado a aderir oficialmente ao programa. O objetivo da Administração Municipal é colaborar efetivamente no combate à corrupção como maneira de vivermos uma sociedade mais ética e justa.

A cerimônia de assinatura contou coma participação da turma de alunos da Escola Básica Municipal Tiradentes onde estuda Naiara Nalmann. Ela foi a vencedora de um concurso de oratória promovido pela Câmara Junior sobre o tema corrupção e fez uso da tribuna, lendo o texto que produziu. Foi muito aplaudida. Em seguida o promotor Henrique Ziesemer falou sobre a campanha e parabenizou Blumenau pela adesão. O prefeito Napoleão Bernardes, ao fazer uso da palavra, fez questão de apresentar as várias ações de transparência implementadas este ano, entre elas a transmissão on line das reuniões de licitação, colocação de rastreadores nos veículos da frota municipal, os programas Pavimentação Ação, de mutirão, e Fila Única, para vagas nos Centros de Educação Infantil, entre outros.

Combate à corrupção
Segundo o termo de cooperação e adesão, a Prefeitura de Blumenau deve divulgar a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” em escolas, postos de saúde e outros locais públicos, bem como no carnê do IPTU. Colaborará também divulgando o link da campanha no site da Prefeitura e em todo o material de correspondência.

Faz parte das atribuições do Município, ainda, realizar quatro debates internos que promovam boas práticas de gestão e de combate a corrupção, com transmissão por videoconferência, implantar ações que contribuam com a consolidação da transparência na gestão pública municipal e para facilitar ao cidadão o acesso a informações, além de ações específicas para estudantes nas escolas da Rede Municipal de Ensino. “A campanha do Ministério Público tem o mesmo norte de legalidade, moralidade e transparência de nossa administração”, lembra Napoleão, ao ressaltar a importância da adesão de Blumenau a este esforço ético.

Fonte: Prefeitura de Blumenau

Compartilhar