Número de pedidos de falências cresce para 204 em março, diz Serasa

Cresce o número de pedido de falências das empresas brasileiras. Apenas no mês de março, foram registrados 204 requerimentos sendo que, em fevereiro, este número tinha sido de 177. Por outro lado, frente a março de 2008, quando o indicador marcava 216 pedidos, houve uma queda. Os dados foram divulgados hoje pela Serasa Experian. O levantamento mostra que, no período, as falências decretadas registraram 73 eventos, contra 66 no mês passado e 81 em março do ano anterior.


As recuperações judiciais requeridas também cresceram, saindo de 61 registros em fevereiro para 76 em março. No terceiro mês do ano passado, foram 30 pedidos.


“Na relação mensal, as falências requeridas, as decretadas e as recuperações judiciais requeridas subiram por conta da menor atividade econômica doméstica, da recessão global e da consequente queda de rentabilidade”, afirmou a empresa em nota.


A pesquisa mostrou ainda que, no acumulado dos três primeiros meses deste ano, foram registrados 505 pedidos de falências. No mesmo período do ano passado, foram somados 518 requerimentos.


Com relação às falências decretadas, o número caiu de 254 de janeiro a março de 2008, para 200 no primeiro trimestre deste ano. Já quanto às recuperações judiciais requeridas houve um aumento, de 64 registros para 211 na mesma base de comparação, “evidenciando as dificuldades financeiras das empresas no ambiente da atual crise”, concluiu a Serasa.


(Vanessa Dezem)


 

Fonte: Valor Online

Compartilhar

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter